Qualinox - Arruelas diversos tamanhos e formatos, corte a laser de tubos e chapas metálicas, arruelas, estamparia, discos, metais ligados, peças de aço
   
Pagina Inicial Davinox Industria Metalúrgica Ltda Arruelas diversos tamanhos e formatos, corte a laser de tubos e chapas metálicas, arruelas, estamparia, discos, metais ligados, peças de aço Estamparia de Metais, Corte e dobra, Corte a Laser – Chapas, Corte Laser – Tubos, Aços  Inoxidáveis, Ficha Técnica – Alumínio, Cobre, Bronze, Latão, Chumbo
 
Biblioteca
  Corte a Laser
  Corte e dobra
  Dicionário do Aço
  Dobramento e curvamento
  Sustentabilidade e Responsabilidade Social
 
 
 
 
Serviços
  Corte a Laser - Chapas
  Corte a Laser - Tubos
  Corte e Dobra
Estamparia de Metais

 
 
 
Tratamentos Terceirizados
  Tratamento Térmico
  Zincagem Eletrolítica
  Zincagem por imersão a quente
  Bicromatização
  Dacromet

 
 
 
Ficha Técnica dos Materiais
  Aços Carbono Tabela de Composição
  Química + Propriedades Mecânicas
  Aços Ligados
  Aços Inoxidáveis
  Inox – Ligas especiais
  Alumínio
  Bronze
  Chumbo
  Cobre
  Latão

 
 
 
Tabelas
  Conversão de Dureza
  Tabela periódica – Elementos químicos
  Composição Química do Inox

 
 
 
Empresas do grupo
  afabricadofuturo.com.br
  lgsteel.com.br
 

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossa newsletter periódicamente em seu e-mail. Você vai ficar por dentro das mais novas técnologias oferecidas no mercado.

Notícias, Eventos e artigos sempre atualizados.

O que é a zincagem eletrolítica?


Zincagem eletrolítica é um processo eletrolítico, no qual o zinco é transferido de um anodo para a peça negativamente carregada. Para tal, utiliza-se banho químico contendo sais de zinco e eletrodo zinco.

A corrente elétrica é uma das principais matérias-prima do processo eletrolítico.

Porém, antes de entrar no processo ela é convertida de corrente alternada (redes de distribuição de energia elétrica) para corrente contínua, com o uso de retificadores. Com a transformação em corrente contínua é possível separar a parte positiva e negativa da corrente.

Na parte negativa, são colocadas as peças a serem beneficiadas e na parte positiva, é colocado o metal, que fornecerá os íons para a solução eletrolítica.

É interessante ressaltar que o aço se dissocia através da corrente elétrica ou dissolução química em cátions, carregados positivamente. Esses cátions ficam dispersos na solução eletrolítica e, através de reações de oxi-redução, são convertidos novamente em metal depositado sobre a superfície da peça.

Quanto mais energia é fornecida, maior é a camada depositada.

Corte a laser Chapas


Fosfatização: Processo protetivo para ferro e aço que deixa um acabamento na cor cinza, pode ser usado oleado com o objetivo de proteção e sem óleo para posterior pintura onde dará uma melhor aderência a tinta.

   


Zinco Hexavalente amarelo ou bicromatizado: Processo muito usado por ter boa resistência a corrosão. Normalmente forma uma camada iridescente com dupla tonalidade ficando amarelada e esverdeada. Esse processo possui cromo IV.

   


Zinco Hexavalente amarelo ou bicromatizado: Processo muito usado por ter boa resistência a corrosão. Normalmente forma uma camada iridescente com dupla tonalidade ficando amarelada e esverdeada. Esse processo possui cromo IV.

   


Zinco Trivalente amarelo: Processo relativamente novo, mas muito usado por ter boa resistência a corrosão e a temperatura. Esse processo forma uma camada iridescente verde (levemente) e não possui cromo IV.

   
   


Zinco Trivalente Branco: Processo muito usado visto possuir uma grande resistência, forma uma camada de tonalidade azulada, é um processo ecologicamente correto por não possuir o cromo IV.

   


Zinco Preto: Processo de zincagem em que o revestimento do zinco ocorre por eletrodeposição. A camada media de zinco fica em torno de 8 a 20u. Esse acabamento é indicado para peças que requer um acabamento brilhante, uso decorativo, além de possuir uma boa resistência a corrosão.